A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), realizou, nesta quarta-feira (16/10), o lançamento do novo sistema de emissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que agora será automatizado e integrado ao Portal de Licenciamento Integrado de Sobral (POLIS). O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal.

O momento esclareceu sobre a importância do novo sistema para a gestão eficiente de resíduos e para a promoção de negócios mais sustentáveis. Ademais, a ferramenta promete reduzir o tempo de emissão do PGRS de 34 dias para 30 minutos, além de eliminar custos com sistemas terceirizados, o que torna o processo mais acessível e ágil.

O secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho, destacou a importância da iniciativa para o município. “Lançamos mais um serviço no Portal de Licenciamento Integrado de Sobral, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), documento que deve ser elaborado por grandes geradores de resíduos sólidos e que é condição para a obtenção de licenças sanitárias, ambientais e de funcionamento de empreendimentos. O novo serviço promove uma desburocratização na entrega dessa obrigação, proporcionando a redução do tempo de aprovação de 6 meses para apenas 20 minutos. Essa mudança proporcionará também uma redução no tempo do licenciamento de atividades empresariais e da construção civil.”

O lançamento do novo PGRS promoverá o desenvolvimento sustentável e a simplificação de processos para o empreendedor local.

O evento contou com a participação do secretário Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão), da gerente da Vigilância Sanitária, Verena Emmanuelle, além de Úrsula Nóbrega, superintendente da AMA. Empresários e profissionais dos setores de saúde e construção civil também estiveram presentes.