A plataforma digital Nova Escola, especialista em educação, publicou, na quinta-feira (12/05), uma reportagem especial que destaca o trabalho realizado pela Secretaria da Educação de Sobral para a recuperação da aprendizagem dos estudantes após o período de isolamento social em decorrência da pandemia.
Intitulada “Como Sobral (CE), cidade destaque em alfabetização, está organizando o trabalho no pós-pandemia”, a reportagem aponta que Sobral, “conhecida pela qualidade de sua educação, desenvolve uma série de ações que podem inspirar escolas de outras regiões na gestão do processo de recomposição de aprendizagens”.
“Apoio pedagógico, atendimento individualizado para alunos com mais dificuldade, formação continuada, avaliações constantes, acompanhamento de psicólogos são algumas das estratégias que a rede do município cearense de Sobral tem adotado neste momento atípico e de muitos desafios, como o da retomada das aulas presenciais após o biênio pandêmico, que exige a recomposição das aprendizagens”, destaca o texto.
A reportagem entrevistou gestores e professores das escolas Mocinha Rodrigues, localizada no bairro José Euclides, e José da Matta, no bairro Campo dos Velhos, para entender as estratégias de aprendizagem utilizadas durante e pós-pandemia pela rede municipal de ensino.
“Na volta às aulas presenciais, uma das estratégias de Sobral foi aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola. Mesmo as escolas que não são de tempo integral adotaram programas que oferecem encontros no contraturno, principalmente para alunos que não contam com o acompanhamento dos pais em casa”, destaca o texto.
Para o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, o município consegue contratar e enviar professores de apoio para as escolas “porque há planejamento, um cuidadoso processo de contratação e boa gestão dos recursos”. “Isso não é uma novidade, mas, com a pandemia, houve a necessidade de fazer um reforço e ampliar a oferta de atividades no contraturno”, explica à reportagem.
Ao longo da reportagem, o texto destaca ainda a importância da formação continuada dos professores, considerada segundo o texto, “outro pilar da experiência exitosa de Sobral que pode ajudar na recomposição das aprendizagens” e do papel da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), que oferece programas de capacitação profissional desde 2005.
O texto ainda mostra como Sobral saiu de um dos piores resultados do país e conquistou os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), o que o levou a ser modelo reconhecido nacional e internacionalmente.
Em outro trecho, a reportagem destaca: “por trás desses números, há uma série de iniciativas que o município realiza. Sobral é destaque na formação continuada de professores, no acompanhamento constante das aprendizagens e na atenção voltada à saúde emocional dos alunos e profissionais da Educação. Além disso, faz parte da cultura do município o compartilhamento interno (entre as escolas da cidade) e externo (para outras redes) de boas práticas pedagógicas e políticas públicas”.
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