O Centro de Saúde da Família Maria Florêncio de Assis Romão, no bairro Alto do Cristo, realizou nesta quarta-feira (23/10) uma ação voltada para a saúde da mulher. Enquanto os pacientes estavam aguardando no acolhimento, acadêmicos de Medicina realizaram uma dinâmica sobre os mitos e verdades acerca de temas da saúde feminina.

“Foi um momento enriquecedor para a população, que teve a oportunidade também de perguntar e sanar suas dúvidas. Fazendo, assim, da sala de espera um momento de promoção à saúde”, afirmou Larissa Fonteles, gerente do CSF.

A cada afirmação proposta os pacientes levantavam uma plaquinha com "Mito" ou "Verdade". De forma descontraída, temas importantes foram esclarecidos, como a prevenção do câncer de mama e de colo uterino e a importância do autocuidado. Também foram repassadas orientações sobre a real indicação dos exames de imagem e de rastreio.

“Quando o paciente chega à rede de atenção básica de Sobral, se depara com diversas informações repassadas pelos profissionais de saúde. Sob a compreensão de que o atendimento primário constitui-se como base para a assistência da população, a sala de espera tem por objetivo implementar ações educativas que transformam o período de espera pelas consultas médicas em momento de trabalho”, lembrou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

Facebook
YouTube