A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), recolheu, no mês de novembro, 296,1 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e pela coleta seletiva de orgânicos do Mercado Público de Sobral, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE).

A coleta seletiva, estratégia que está em constante expansão em Sobral, não apenas proporciona uma destinação ambientalmente correta para os resíduos, mas também contribui para a redução significativa de custos para o município. A diminuição na quantidade de resíduos aterrados resulta em economias nos setores de transporte, valor pago para aterramento e serviços de coleta.

Essa iniciativa está alinhada com os acordos setoriais estabelecidos pelo Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM). O consórcio tem como objetivo primordial coordenar a coleta, o transporte e a destinação apropriada dos resíduos na região, garantindo práticas sustentáveis e promovendo a preservação ambiental.