A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), recolheu, no mês de outubro, mais de 960 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e coleta seletiva de orgânicos na área de hortifruti do Mercado Público, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Os resíduos orgânicos são destinados corretamente ao Pátio Municipal de Compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

O material se transformará em composto orgânico e será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, distribuição de pequenas quantidades para a população, e conservação de áreas verdes de praças e parques municipais, atividade desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

A iniciativa faz parte dos acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM), em consonância com a coleta, transporte e destinação adequada dos resíduos.

De acordo com Carlos do Calisto, secretário da Conservação e Serviços Públicos, a coleta seletiva de resíduos orgânicos continua sendo um trabalho extremamente importante, tendo em vista a destinação correta dos mesmos. “O nosso cuidado com o meio ambiente continua. A produção de composto orgânico é uma das ações da gestão de resíduos, que beneficia também a população”, disse.

Facebook
YouTube