A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), recolheu, no mês de setembro, 1.027,37 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e coleta seletiva na área de hortifruti do Mercado Público, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), que destinou mais de seis toneladas. A destinação correta dada a estes resíduos orgânicos é o Pátio Municipal de Compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
O material se transformará em composto orgânico e será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, distribuição de pequenas quantidades para a população, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais, atividade desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).
A marca de mais de mil toneladas de resíduos orgânicos representa destinação ambientalmente correta e redução de custos ao município de Sobral, pois, desta forma, diminui a quantidade de resíduos aterrados, economizando com transporte e serviços de coleta.