A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por meio da coordenação do Patrimônio Histórico, visitou, nesta quinta-feira (08/07), juntamente com integrantes do grupo de pesquisa do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGPA), a obra recém-inaugurada da janela arqueológica (exposição permanente a céu aberto) na praça da Câmara Municipal.

O projeto foi resultado de uma pesquisa arqueológica urbana que ocorreu junto às obras de internalização da fiação elétrica do Centro Histórico de Sobral. Durante a pesquisa foi evidenciado que na área estudada havia vestígios do processo de ocupação da cidade, como os diferentes tipos de pavimentação utilizados em várias épocas da história do município.

Segundo a equipe de pesquisa, durante a escavação houve um cuidado especial para que "o encontro com uma Sobral de outro tempo" fosse inclusivo e acessível. Junto à janela onde se pode observar os diferentes tipos de pavimentação utilizados na praça, foram instaladas placas de instrução sobre o projeto em braile e réplicas táteis dos materiais escavados.

Facebook
YouTube