Durante essa semana, o prefeito Ivo Gomes cumpriu extensa agenda no Sul e Sudeste, onde conheceu, junto com seu secretariado, uma série de políticas públicas que estão dando certo no âmbito da segurança, da primeira infância, da mobilidade e do urbanismo.

Na segunda-feira (15/11), a comitiva, ao lado de representantes da Unicef Rio, conheceu a experiência desenvolvida pela ONG Luta pela Paz, que trabalha em comunidades afetadas pela desigualdade e violência com foco na juventude.

A entidade apoia diretamente os jovens a desenvolverem seu potencial através de programas integrados baseados na metodologia dos Cinco Pilares: boxe e artes marciais, educação, empregabilidade, suporte social e liderança juvenil.

Em Niterói, na terça-feira (16/11), o grupo conheceu as intervenções feitas pela Prefeitura para a primeira infância dentro do que orienta a rede Urban 95, uma iniciativa global que pensa as cidades sob a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores.

Durante a visita, a equipe foi apresentada, ainda, sobre o Pacto Niterói contra a Violência, que é uma política pública de segurança e de prevenção à violência, através do estímulo e do fortalecimento da cultura da paz, da valorização da vida, do potencial do ser humano e da participação conjunta do poder público e da sociedade civil.

Dando continuidade à série de visitas para troca de experiências exitosas em outras cidades, o prefeito e seu secretariado estiveram, na quarta-feira (17/11), no Rio Grande Sul. Eles conheceram, por meio da prefeita Paula Mascarenhas, o Pacto Pelotas pela Paz, um conjunto de estratégias que buscam a redução da criminalidade e a promoção de uma cultura de paz, a partir de ações que passam por toda a sociedade.

Mais tarde, a comitiva de Sobral participou de um almoço preparado por presidiários em processo de ressocialização na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC).

No dia seguinte, os secretários estiveram em Florianópolis para conhecer a coleta seletiva na capital brasileira que mais recicla e que já desenvolve essa experiência há mais de 30 anos.

Por fim, no último dia de visitas, o prefeito firmou compromisso com o prefeito de Jundiaí (SP), Luiz Fernando Machado, para que Sobral comece também a integrar a Rede Latino-Americana Cidade das Crianças. Jundiaí tem se dedicado a pensar o futuro do município de forma inovadora e estratégica, priorizando ações, políticas e projetos voltados à primeira infância.

A visita foi viabilizada pela Rede Urban 95, da qual Sobral faz parte junto com Jundiaí. A comitiva visitou o Mundo das Crianças, espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

De lá, a equipe partiu para uma conversa final em São Paulo com a equipe da Urban 95 para definir todas as estratégias e ações que serão implementaras em Sobral com foco na primeira infância a partir de 2022.