O prefeito Ivo Gomes e seu secretariado participaram, nesta segunda-feira (21/05), do seminário internacional “Evidências e Estratégias para Prevenção de Crime e Violência no Ceará”. O evento, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, é uma realização do Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Vice-Governadoria, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o Banco Mundial.
A iniciativa, que faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico, foca nas políticas de prevenção social, com atuação nas classes e camadas mais vulneráveis da sociedade. O debate é dividido em três eixos: prevenção primária (escolas, esporte, etc), prevenção secundária (inteligência policial e ações para pessoas em situações de vulnerabilidade) e prevenção terciária (ação policial direta contra a criminalidade). Neste primeiro dia, foram realizadas palestras com especialistas sobre experiências exitosas de prevenção e segurança.
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, têm uma participação especial no evento. Enquanto deputado estadual, Ivo presidiu o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, criado com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens para, a partir daí, elaborar propostas de políticas públicas que apontassem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará.
O comitê tinha como meta trabalhar na perspectiva de entender as razões que levam os adolescentes a cometerem assassinatos e/ou a serem vítimas desse tipo de violência, a partir da análise das trajetórias de vida desses jovens. Para isso, foram realizadas audiências públicas, seminários e pesquisas de campo nas áreas de Fortaleza e em municípios do Ceará com piores índices: Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú, Caucaia, Horizonte e Eusébio.
A pesquisa, que resultou na elaboração de um relatório, foi dividida em quatro dimensões: a dimensão individual do adolescente, a familiar/afetiva, a comunitária e a institucional. Foram ouvidas famílias, instituições por onde os adolescentes passaram e adolescentes que cumpriam medida de privação de liberdade por atentando à vida.
O documento, resultado de um grande esforço de pesquisa e entrevistas realizado ao longo de 2016, trata-se da maior e mais abrangente pesquisa feita no Ceará sobre homicídios na adolescência. O relatório "Cada Vida Importa", possui uma análise dos perfis de jovens e aponta hipóteses que podem ser usadas como um caminho para a elaboração de políticas públicas efetivas, contendo recomendações para os gestores municipais no enfrentamento da questão da violência.