O Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o secretário da Educação, Herbert Lima, entregaram para os moradores do bairro Cohab II, na manhã desta quinta-feira (25/11), a Escola Professora Maria das Graças Teixeira Pontes, no bairro Cohab II.

Durante a inauguração, o prefeito Ivo Gomes anunciou ainda a construção de uma nova escola de Ensino Fundamental para os moradores do bairro Cohab II. “Hoje autorizei a licitação para a construção de uma grande escola de tempo integral no Jatobá e até o final do meu mandato, a meta é que 100% das crianças de zero a quatorze anos estejam matriculados em escolas de tempo integral”, comentou.

A escola tem capacidade para atender até 480 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e contou com investimento superior a R$1,7 milhões, com recursos federal e municipal.

“Quero agradecer pelo empenho de todos os trabalhadores e trabalhadoras que se esforçaram para erguer esse prédio. A escola só faz sentido se for para mudar a vida da criança; ela não é só para transmitir conhecimento, mas também para preparar os estudantes para terem empatia e se engajarem nas transformações que a sociedade precisa”, afirmou Ivo Gomes.

O equipamento conta com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala da direção, secretaria, sala de professores, almoxarifado, cozinha, despensa, vestiário e sanitários, entre outros.

“Quero cumprimentar de maneira especial a todos que estão aqui, mas especialmente aos estudantes e servidores que a partir de amanhã irão ocupar esta escola. A gente conta com o apoio da comunidade para que possamos preservar este espaço e mantê-lo com brilhantismo para receber as nossas crianças”, comentou Herbert Lima.

A solenidade também contou com a presença de Sávio Pontes, filho da homenageada, a professora Maria das Graças. “Quero agradecer em meu nome e dos meus irmãos por essa homenagem. A gratidão é o sentimento maior que temos neste momento. Minha mãe tinha uma paixão muito grande por Sobral. Esta homenagem é por mérito. Muito obrigado”, disse Sávio Pontes, filho da homenageada, a professora Maria das Graças.

MEIO AMBIENTE

Como parte das iniciativas do Plano de Arborização de Sobral, foram distribuídas mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais para os presentes. Na ocasião, foi realizado ainda o plantio simbólico de duas mudas de graviola. A meta é plantar 40 mil mudas anualmente, para atingir a marca de uma árvore por habitante, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

INFRAESTRUTURA

Desde 2017, a Prefeitura já entregou à população sobralense dez Escolas de Ensino Fundamental e sete Centros de Educação Infantil (CEIs). Foram beneficiados os distritos de Caracará, Bonfim, Rafael Arruda, Patriarca, Jaibaras, Patos e Jordão. Na sede do município foram contemplados com unidades de ensino, os bairros Cohab II, Nova Caiçara, Cidade Dr. José Euclides, Campo dos Velhos, Dom Expedito e Padre Ibiapina.

ESCOLAS PARA INAUGURAR

1. Escola Raimundo Nonato de Sales - Distrito de Salgado dos Machados.
2. CEI Professora Maria Laís Souza de Paula Pessoa - Bairro Nova Caiçara;
3. CEI Iracema Rodrigues Sampaio de Souza - Bairro Dr. Juvêncio de Andrade;
4. Escola de Tempo Integral Antônio Luzardo de Azevedo - Distrito de Aprazível;
5. Escola de Tempo Integral João de Deus do Nascimento - Distrito de Taperuaba;

Estiveram presentes na solenidade o secretário da Infraestrutura, David Bastos; o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra; o secretário da Conservação e dos Serviços Públicos, Carlos do Calisto; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer; Eugênio Paceli; a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Gouveia; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo; o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, Erlânio Matoso; o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Gustavo Wayne; o vereador Roque Hudson; o vereador Paulo Albuquerque; a diretora da escola, Betijane Rodrigues; além de familiares da homenageada e de prefeitos de outros estados brasileiros.