Foi realizada, no último sábado (25/05), a inauguração da nova Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, que reabriu as portas ao público após passar por uma obra de reforma e revitalização dos espaços. O evento contou com a participação do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e dos secretários Herbert Lima (Educação) e David Bastos (Infraestrutura).

A obra da nova Biblioteca Municipal de Sobral Lustosa da Costa teve investimento de cerca de R$ 2 milhões, oriundos do tesouro municipal. O novo espaço conta com livraria, estação virtual, salas de reuniões e videoconferências, salas de estudo em grupo, espaço administrativo, banheiros, além de uma sala de obras raras.

"A Biblioteca foi fechada na pandemia e foi uma das obras mais complexas da minha gestão. Você pode ver pela estrutura do prédio que é um equipamento sofisticado, idealizado pelo arquiteto Campelo Costa, mas o importante é que a gente está aqui inaugurando e que ela está linda", afirmou o prefeito de Sobral.

O novo espaço conta com três pisos de acervo geral de livros, composto por obras variadas, entre literatura nacional e internacional, literatura infantojuvenil, livros técnicos, entre outros. A Biblioteca Municipal Lustosa da Costa dispõe também um acervo dedicado inteiramente para as crianças, localizada no subsolo do prédio.

"Nesta reinauguração, a biblioteca traz outros espaço multiuso, que irão atender à população de Sobral, além de atender regularmente as escolas públicas municipais de forma presencial, mas também itinerante, através da Brinquedoteca do Didi. Aqui, os espaços poderão ser usados para a realização de diferentes atividades, tanto educacionais quanto culturais", comentou o secretário da Educação, Herbert Lima.

A Brinquedoteca do Didi, importante local de referência do brincar e laboratório de ensino-aprendizagem que busca garantir a diversão para as crianças e adolescentes, também voltou a funcionar no prédio, contando com espaço revitalizado para receber estudantes.

A inauguração contou com a participação de secretários municipais, coordenadores, gerentes e técnicos da Prefeitura de Sobral, autoridades locais, além da população geral, que prestigiou a reabertura do espaço.