O prefeito Ivo Gomes participou, ao lado da vice-governadora Izolda Cela, na manhã desta sexta-feira (17/08), no Fórum Doutor José Saboya de Albuquerque, da instalação do projeto-piloto para implantação do Comitê de Governança do Programa “Tempo de Justiça” em Sobral.

A iniciativa, que já funciona em Fortaleza desde janeiro de 2017, monitora eletronicamente os casos de homicídio com autoria esclarecida, diagnosticando possíveis entraves em cada fase do processo (inquérito, denúncia, instrução e julgamento). Além do Judiciário estadual, o trabalho envolve a Secretaria da Segurança Pública (Polícias Civil e Militar e Perícia Forense), o Ministério Público e a Defensoria para que os casos sejam concluídos (julgados) no prazo médio de um ano.

Até o mês de dezembro, o Judiciário e as instituições parceiras vão realizar levantamento de dados e apurar informações para que, a partir de janeiro de 2019, o programa seja efetivamente implantado em Sobral.

“Desde dezembro do ano passado, estamos reunindo na Prefeitura o poder Judiciário, polícias Civil e Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, ou seja, essas instituições que se encontram aqui e outras, para dialogarem e tentarmos, com isso, resolver entraves burocráticos existentes para combatermos a violência. Esse programa vai facilitar muito a nossa estratégia já que vai monitorar em tempo real os processos de homicídios e dar celeridade a eles”, destacou o prefeito Ivo Gomes.

Estiveram presentes no encontro a desembargadora Francisca Adelineide Viana, representante do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto, titular da 1ª Vara Criminal de Sobral, entre outras autoridades.