O prefeito Ivo Gomes sancionou, no mês de março, a lei nº 2173/18, que dispõe sobre a criação da Corregedoria da Segurança e Cidadania do Município de Sobral, órgão de controle interno permanente, autônomo e independente, vinculado à Secretaria da Segurança e Cidadania, que se destina a apurar as infrações disciplinares atribuídas aos servidores integrantes do quadro funcional da Guarda Civil Municipal.

A Corregedoria será composta por um Corregedor e uma comissão permanente composta por 3 membros, distribuídos nas funções de presidente, secretário e relator, sendo todos servidores públicos pertencentes ao quadro efetivo da referida secretaria. Os mandatos serão de 2 anos, podendo ser reconduzidos por igual período. Os cargos serão comissionados, propostos pelo Secretário da Segurança e Cidadania, e autorizados pelo Chefe do Poder Executivo.

A lei entrou em vigor dia 07 de março deste ano.