A prefeita de Sobral em exercício, Socorrinha Brasileiro, ao lado do controlador geral do município, Cezar Pinheiro, recebeu, nesta quinta-feira (30/11), o Selo Diamante - Qualidade em Transparência, do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), concedido ao município de Sobral. A cerimônia de entrega da certificação, que ocorreu em Fortaleza, no Centro de Eventos, foi promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

A iniciativa envolveu a análise de mais de oito mil portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, estados e municípios.

O resultado final da pesquisa, aplicada pelos Tribunais de Contas, foi divulgado no dia 13 de novembro, durante o evento "Transparência em Foco: Controle e Participação Social”, em Brasília (DF).

A pesquisa é promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

A prefeita em exercício Socorrinha Brasileiro enfatizou que a conquista reforça a importância da transparência na administração municipal, promovendo uma cultura de integridade e participação cívica. “Sobral se destaca como exemplo a ser seguido, inspirando outras localidades a adotarem práticas transparentes e eficientes para o bem-estar coletivo”.

Já o controlador Cezar Pinheiro comentou que atingir a nota máxima em todos os quesitos não apenas consolida Sobral como modelo nacional, mas também fortalece a confiança dos cidadãos na gestão pública.