As equipes técnicas das secretarias da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) se reuniram, nesta quinta-feira (11/04), para debater a viabilização da criação de uma nova associação de catadores de materiais recicláveis no distrito do Jordão.

A iniciativa busca expandir as iniciativas de coleta seletiva do município, além de promover sustentabilidade ambiental em toda a cidade e garantir, por meio da reciclagem, o sustento de diversas famílias que vivem da profissão.

Atualmente Sobral conta com quatro associações de catadores de recicláveis que atuam nas Centrais Municipais de Reciclagem e em galpões de triagem no município. No ano de 2023, foram recicladas mais de 450 toneladas de recicláveis. Esses itens são vendidos pelos catadores, constituindo sua principal fonte de renda.

Participaram do encontro o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Bruno Gomes; a coordenadora de Gestão Integrada da Sesep, Cirliane Viana; Júnior Frota, assistente técnico de Coleta Seletiva; Livramento Albuquerque, gerente de Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais e Economia Solidária; Cassiano Loiola, assistente técnico da Gerência de Educação Ambiental.