Mais de 100 jovens, entre 16 a 29 anos, receberam na última quinta-feira (29/02) o certificado do programa Primeiro Passo, referente às ações: Jovem Bolsista, Jovem Estagiário e Jovem Aprendiz, executadas em 2022 e 2023. A solenidade foi realizada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Proteção Social (SPS).

Na ocasião, além dos agradecimentos feitos pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo, foi entregue certificado de reconhecimento para as instituições parceiras do programa que acolheram os jovens para experiência de trabalho: Departamento Estadual de Trânsito Do Ceará (Detran); Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) e Superintendência de Obras Públicas (Sop).

“Gostaria de agradecer a toda a equipe e executores do programa e as empresas que estiveram com a gente tornando a experiência de trabalho possível para nossos jovens. Parabéns a vocês jovens que começaram nessa jornada e terminaram, tenho certeza que vocês saem daqui preparados para o mercado de trabalho, abracem as oportunidades, mostrem serviço que logo essas ações serão retornadas a vocês em forma de benefícios”, ressalta Sandra Arcanjo.

"O curso me ensinou sobre inclusão e a oportunidade de entender mais sobre o mercado de trabalho e saber que as portas dele estão abertas para gente, que não ser algo fácil a não ser que você se capacite. Fico muito feliz em saber que nós jovens estamos sendo visto e que o nosso município enxerga nosso potencial e nos dá oportunidades para sermos grandes também”, conta o concludente Matheus de Paula.

O Programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. Em média, cerca de 7.500 estudantes passam pelo programa por ano. São executoras dos programa as instituições: Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional – IDESQ (Executora da linha de ação Jovem Aprendiz); Sociedade para o Bem-Estar da Família – SOBEF (Executora linha de ação Jovem Bolsista) e Instituto Maria da Hora – IMH (executora linha de ação Jovem Bolsista).

Estiveram presentes a vice-prefeita Christianne Coelho; Yanna Felizola (Assessora Parlamentar da Deputada Lia Gomes), Bruno Gomes (secretário executivo do Trabalho e Desenvolvimento Econômico); Jéssica Alves (coordenadora de inclusão social da SPS); Tiago do Nascimento (supervisor do Primeiro Passo Jovem Aprendiz SPS); Eliane Mattos Burmann (Supervisora do Primeiro Passo Jovem Bolsista SPS); Paulo José Canuto (técnico supervisor da Sociedade para o Bem Estar da Família – SOBEF); Marcos Vitor Dantas (coordenador do Jovem Bolsista do Instituto Maria da Hora – IMH); e João Batista (agente municipal do Primeiro Passo e gerente de qualificação profissional).

Outras informações: (88) 36954137

Assessoria de Comunicação da STDE