A Prefeitura de Sobral, por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental (Prodesol), instalou, nesta semana, novas lixeiras subterrâneas para o descarte adequado de resíduos sólidos (lixo) no Residencial Nova Caiçara. As primeiras foram instaladas em dezembro de 2020. Com 5 já instaladas, o bairro poderá ser contemplado com até 19 desses conjuntos (por etapas).

A medida busca incentivar uma cultura de conscientização, para um novo modelo de gestão, somada aos princípios e ações que determinam a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), obedecendo coleta, tratamento e disposição final ambientalmente adequada.

As estruturas auxiliam na redução de pontos de descarte irregular. Cada coletor possui dois contêineres com capacidade de até 2 mil litros, com adesivo de identificação que facilita para a população identificar de qual lado colocar lixo úmido (restos de alimentos, cascas de frutas, pó de café, folhagens) ou seco (papel, plástico, metal, vidro).

A coleta dos resíduos das lixeiras acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, por um caminhão basculante, adaptado com um guincho que retira e devolve os contêineres aos devidos locais.

De acordo com a secretária da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Marília Ferreira Lima, “os equipamentos instalados servirão de projeto-piloto para a implantação da coleta seletiva no Caiçara, onde iniciamos as reuniões virtuais com os atores sociais e lideranças locais que atuam no território, a fim de realizarmos processos formativos de multiplicadores ambientais, por meio do projeto Sobral Sustentável. O objetivo é que eles sejam preparados, empoderados e disseminem as informações para o restante da população”.

Facebook
YouTube