A gerente de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), Margareth Muniz, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (04/80), com a coordenadora de Educação Infantil de Sobral, Kathleen Arcanjo, e técnicos da Secretaria da Educação. Na pauta, do encontro o projeto “Natureza de Criança”, que será realizado nos Centros de Educação Infantil (CEIs) do Município.
“É essencial a inclusão da educação ambiental nas primeiras etapas da vida escolar, pois a criança apresenta grande capacidade de compreender a importância dos cuidados com o ambiente. Demos início ao primeiro passo, com a articulação intersetorial, para em seguida darmos continuidade às ações nos espaços dos CEIs. Vamos realizar formações direcionadas ao núcleo gestor, para em seguida executar atividades com as crianças que promovam a reconexão com a Natureza e a ampliação da percepção ambiental”, disse Margareth Muniz.
Durante a reunião ficou acordado a realização da formação do núcleo gestor, que começará neste mês de agosto, na AMA, onde os educadores terão um momento de teoria e, em seguida, prática passando pelos espaços pelo meliponário, local destinado à criação de abelhas sem ferrão; pela composteira orgânica; e pelo jardim sensorial, que possui componentes que promovem a ampliação da percepção ambiental, a partir da estimulação dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.