A Prefeitura de Sobral e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) receberam, nesta segunda-feira (30/05), as primeiras Ilhas Ecológicas do município. Até o dia 7 de junho serão instaladas todas as cinco ilhas ecológicas, que são uma estrutura de ferro para recebimento de material reciclável como papel, plástico, metal e vidro, que deve ser armazenado em uma garrafa pet, caso esteja quebrado para ser descartado corretamente.
Na sexta-feira (27/05), o técnico da educação ambiental da AMA, Hemerson Paiva, realizou visitas técnicas aos locais onde serão instaladas as ilhas ecológicas nas repartições públicas municipais: Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Hospital Dr. Estevam, Paço Municipal e Escola José da Mata.
Durante a visita às repartições públicas, as equipes responsáveis foram informadas sobre que é a “ilha ecológica” e quais os objetivos com esse novo projeto voltado ao gerenciamento de resíduos sólidos no município e a implantação da coleta seletiva. Eles também foram orientados sobre o uso correto do equipamento para prevenir a geração de possível ponto irregular de lixo.
A iniciativa faz parte do projeto piloto do programa de coleta seletiva “Recicla Sol”. O material reciclável será coletado pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e encaminhado para as Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs). Com isso, os integrantes da rede de profissionais da reciclagem serão inteiramente contemplados e, assim, estaremos diminuindo o lixo na nossa cidade dando a devida atenção e respeito ao meio ambiente.
As ilhas foram adquiridas com recursos aprovados pelo Conselho Gestor do Fundo Socioambiental do Município de Sobral (FUNSAMS), que tem por finalidade apoiar planos, programas, projetos, pesquisas e tecnologias que visem o uso racional e sustentável dos recursos naturais, bem como a implementação de ações voltada ao controle, à fiscalização, a defesa e a recuperação do meio ambiente.