Priorizando a clareza e a acessibilidade para os cidadãos sobralenses, a Prefeitura de Sobral em parceria com o Laboratório de Redes e Dados do Governo do Estado do Ceará (Írislab) lançou um novo modelo de notificação da Dívida Ativa para a população, com o objetivo de tornar a informação mais clara e acessível para o cidadão.

Com aplicação de Linguagem Simples e Design Visual, a iniciativa visa simplificar a leitura dos documentos, deixando-os com informações de fácil compreensão para os cidadãos. A ação faz parte do Termo de Cooperação Técnica entre Estado e Município, cujo intuito é trocar experiências e beneficiar ativamente as ações de políticas públicas.

Para que o processo saísse do papel, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) encabeçou a ação com a equipe de inovação, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Sobral e sob orientação da equipe do Írislab.

Foram, ao todo, 5 meses de processo desde as primeiras reuniões, escrita simplificada, aplicação do design visual e a adequação para o sistema que fornece os dados para os cidadãos.

Para o procurador-geral do município, Rodrigo Araújo, a iniciativa é um passo importante para aproximar gestão pública e cidadão. "A nova notificação torna o conteúdo simples visualmente e fácil de assimilar, aproximando a administração pública da população e facilitando o passo a passo que o contribuinte deve seguir".

A agente de inovação e linguagem da Írislab, Mônica Saraiva, destacou que o processo de redesenhamento e escrita do documento, realizado em parceria com a Prefeitura, é um processo demorado e delicado e, o trabalho em parceria com a técnica da Secretaria da Gestão, Lígia Freitas, foi uma experiência exitosa. “Foi uma parceria incrível, uma experiência maravilhosa! É esse tipo de coisa que precisamos para mudar a cultura da escrita clara, acessível, inclusiva”.

Mônica ressalta ainda que após a implantação do documento, está ansiosa para ver a mudança. “Estamos ansiosos para ver como será o impacto e que mudanças ele irá trazer para a vida dos sobralenses”.

Para além da parceria

O termo de Cooperação entre Írislab e Prefeitura de Sobral vai muito além de uma parceria de aplicação de Linguagem Simples. O laboratório de inovação também já realizou oficinas de inovação para servidores do município e, atualmente, recebe por meio de um intercâmbio de conhecimentos, a colaboradora de inovação, Ligia Duarte, que ao mesmo tempo que aprende in loco, aplica todo seu aprendizado nos projetos de Sobral.