Visando formar cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, será desenvolvido em Sobral o Programa de Educação Fiscal, uma iniciativa da Secretaria das Cidades do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Sobral. O objetivo é estimular a participação da sociedade num processo de cidadania ativa, através do conhecimento das políticas públicas desenvolvidas no município, bem como a importância da preservação do patrimônio da cidade.

Serão promovidas diversas ações articuladas para sensibilizar, divulgar, subsidiar e contribuir para a formação de profissionais, professores, estudantes e população como um todo. Em maio, foi realizada uma capacitação com a equipe técnica do programa em Sobral e, em agosto, serão iniciadas as formações com os professores da rede pública de ensino, que deverão trabalhar, em sala de aula, o tema “Educação Fiscal”.

O programa inclui a produção de materiais didáticos destinados a alunos, professores e sociedade local, para otimizar o suporte didático-pedagógico, bem como o desenho do marco regulatório, que definirá a educação fiscal como política pública nos municípios. A iniciativa contribuirá para a formação de um cidadão consciente, participativo e comprometido com a construção de uma sociedade melhor por meio do poder transformador do conhecimento.

O Programa de Educação Fiscal está sendo implementado nos municípios de Sobral, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas, como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú (cidades do Ceará II), financiado por empréstimo firmado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa contribuir com o desenvolvimento regional das cidades polo dos Vales do Jaguaribe e do Acaraú.

Para outras informações, acesse o site www.educacaofiscalce.com.br.

Facebook
YouTube