Durante todo o mês de novembro, a Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), está intensificando a vacinação de cães e gatos em todo o município. A vacinação está sendo feita através de visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), ou na sede da Zoonoses de Sobral, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h.
Todos os animais acima de três meses e em bom estado de saúde devem ser vacinados. Fêmeas que estejam grávidas também estão aptas a tomar a vacina. O gerente de Zoonoses, Rafael Lima, destaca que a vacinação é o meio mais eficaz para o combate à raiva, e mesmo animais que já foram vacinados em outros anos devem repetir a dose. “A vacinação ocorre o ano inteiro, mas estamos intensificando os trabalhos neste mês de novembro e devemos, até dezembro, ter mais de 80% dos cães e gatos vacinados”, destacou.
Rafael explica que, atendendo às medidas sanitárias de combate à Covid-19, neste ano não haverá Dia D de vacinação nos Centros de Saúde da Família. “Nosso atendimento será domiciliar, por meio dos ACEs. Além disso, disponibilizamos o ponto fixo de vacinação na sede da Zoonoses de Sobral, localizada na rua Finlândia, número 201 no bairro Juvêncio de Andrade. O atendimento no ponto fixo é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, seguindo o horário de funcionamento do equipamento”.
Até esta terça-feira (16/11), foram imunizados 19.057 cães e 18.431 gatos, atingindo aproximadamente 50% da população animal registrada do município. Os principais sintomas da doença nos animais infectados são agressividade, salivação em excesso, tremores musculares e paralisia dos membros traseiros.
A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais.
Outras informações:
(88) 3614.5356 ou (88)3614.9039