Com o objetivo de desburocratizar os serviços ofertados ao público, inclusive em seus documentos oficiais, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), lançou, nesta segunda-feira (27/05), o primeiro edital com aplicação de Linguagem Simples.

O Edital de Ocupação dos Quiosques do Parque da Cidade faz parte da iniciativa da Seplag, que busca aproximar a gestão municipal da população e garantir o acesso às informações. O documento traz, além de uma estrutura textual simples e direta, um design diferenciado, com cores e elementos que facilitam a identificação, por parte do leitor, dos capítulos e temas.

O secretário da pasta, Ramom Carvalho, explica que o trabalho de simplificação na Prefeitura de Sobral está ainda no início. “Esse produto final que estamos entregando tem tanto uma linguagem acessível quanto um design visual atrativo, que visa facilitar o entendimento da população”, disse.

O trabalho de adaptação contou com a técnica da Seplag, Lígia Freitas, que ressaltou a importância dessa iniciativa. “Não adianta escrever um documento para a população que, no final, deixa dúvidas e faz com que as pessoas precisem buscar informações de terceiros para entender. Queremos facilitar o acesso às informações e o edital de permissão de uso dos quiosques é uma dessas oportunidades”, afirmou.

Além do edital, a Seplag atua constantemente na modernização da gestão pública, como a simplificação dos editais internos, entre eles o da Semana do Servidor, e a Notificação da Dívida Ativa em Linguagem Simples. As soluções tecnológicas desenvolvidas também não ficam de fora da simplificação, sendo que sistemas como Proadisol, Portal de Compras e outros projetos em andamento já possuem aplicação de uma linguagem e um design mais acessível.