A Prefeitura de Sobral realizou o lançamento do primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE) e promoveu o início da elaboração do Plano Local de Ação Climática (PLAC) do município, no I Workshop ‘Sobral pelo Clima’, nesta quinta-feira (06/06), das 8h30 às 17h, no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

“O 1º IEGEE e a construção do PLAC de Sobral marcam um importante momento na história do município no que se refere à agenda climática na redução dos gases poluentes. É mais um importante instrumento para oficializar o compromisso da gestão com a sustentabilidade e as questões socioambientais.”, afirma Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma).

A ação faz parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), durante o “Junho Ambiental 2024”, que tem como tema “Juventudes e Justiça Climática”.

O evento foi realizado pela Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência do Meio Ambiente (Ama), e contou com apoio da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Sobral, Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Processo de elaboração

A elaboração do 1º IEGEE de Sobral, ferramenta fundamental para o planejamento e tomada de medidas frente os desafios impostos pelas mudanças climáticas, aconteceu no âmbito de uma mentoria ofertada pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM, sigla derivada do inglês Global Covenant of Mayors for Climate and Energy), financiada pela União Europeia, e facilitada pelo Instituto Nosso Clima à equipe técnica da Prefeitura de Sobral, entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024.

Além de contar com a participação da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), do Instituto Alziras e da rede mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável, ICLEI - Governos Locais para a Sustentabilidade.

Já o Plano Local de Ação Climática (PLAC) de Sobral é um importante documento norteador para o planejamento de ações e investimentos no que se refere à adaptação e resiliência à crise climática e à diminuição de emissões de gases do efeito estufa.

I Workshop Sobral pelo Clima

O Workshop Sobral pelo Clima trouxe especialistas em crise climática e sustentabilidade, contando com a participação do professor adjunto do curso de Geografia da UVA, Jander Barbosa, da pesquisadora vinculada ao laboratório do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Letícia Freire, e do diretor-geral do Instituto Nosso Clima, Sandino Lamarca.

Foi realizada também uma oficina participativa para a coleta de demandas e propostas para compor a construção do PLAC de Sobral e, na oportunidade, participaram dezenas de pessoas, com representantes de órgãos da Prefeitura, do meio acadêmico e da sociedade civil.

Facebook
YouTube