Em uma solenidade comemorativa na manhã da última quinta-feira (19/10), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), realizou a promoção e ascensão funcional de 81 guardas civis municipais.

O momento contou com a presença do chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, que salientou a importância dada pela gestão aos profissionais de segurança pública. "Mesmo com o difícil momento econômico que as prefeituras de todo o país vêm sofrendo, o prefeito Ivo Gomes mantém seu compromisso com os funcionários públicos sobralenses, em especial com os profissionais da segurança e educação, garantindo a valorização de todos e proporcionando momentos como esse", reforçou.

A secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, falou sobre o esforço individual dos guardas municipais e da importância de um plano de cargos e carreiras. "Vocês fizeram por onde, nesse caminhar, chegaram até aqui. Mas é importante registrar a importância da existência de um plano de cargos e carreiras, que garanta a vocês que existe para onde avançar dentro da profissão que vocês escolheram exercer. Hoje vocês alcançaram não apenas uma nova patente, mas também o reconhecimento de nós, quanto à gestão, da excelência do serviço que vem sendo prestado".

Os promovidos conquistaram o direito de trocar as insígnias para uma nova patente devido ao tempo e exercício da função na corporação. Está previsto na legislação que a cada cinco anos seja concedida a promoção por meio de uma avaliação que comprove os bons serviços prestados pelos agentes. Neste período, eles não podem ter faltas ou falhas em seu histórico funcional que impossibilitem o reconhecimento por parte do executivo municipal.

As progressões e promoções são realizadas de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2021. Atualmente, trabalham 277 homens e mulheres na instituição, exercendo a função no patrulhamento preventivo da cidade, em parques, praças e prédios públicos, auxiliando outras forças de segurança no município.