A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) realizou, na quarta-feira (18/05), a vacinação assistida contra a Febre Aftosa em bovinos no distrito de Caracará. Mais de cem animais foram imunizados na ação. A vacinação assistida é um dos serviços oferecidos pelas coordenadorias de Sanidade Animal e Desenvolvimento Agrário da STDE durante a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado.
Essa campanha de imunização é desenvolvida pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e está em sua primeira etapa para 2022. Nesse estágio, o objetivo é vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades contra a doença que causa febre e lesões na boca e patas dos animais.
Em Sobral, além do serviço de vacinação assistida, a STDE atua no Escritório de Atendimento à Comunidade, onde os produtores têm acesso ao sistema da ADAGRI, possibilitando a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), ficha sanitária e declarações de vacinação. Para ficarem em dia com a campanha, os produtores devem declarar a vacinação até 15 de junho.