A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), realizará, nesta segunda-feira (10/12), o II Seminário dos Direitos Humanos. A data relembra o dia em que a Declaração Universal foi assinada, em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, trazendo como tema "Uma análise crítica da democracia para construção de um projeto societário".

"Será um momento importante para discutirmos, a partir da nossa Coordenadoria dos Direitos Humanos, a efetivação das políticas públicas do município, sempre na perspectiva de aperfeiçoá-las para oferecer aos nossos usuários o melhor atendimento possível", afirma o secretário da Sedhas, Julio Cesar Alexandre.

O evento será realizado no auditório do Instituto Federal do Ceará (Avenida Dr. Guarany, nº 317, Derby Club), a partir das 8 horas.

8h – Credenciamento

8h30 – Apresentação Cultural

9h – Roda de Construção do Saberes:
- Debatedor - 70 anos da Declaração Universal dos Direitos humanos;
- 30 anos da Constituição Federal;
- 50 anos da Pedagogia do Oprimido.

10h30 – Intervalo

10h45 – Fila do povo.

11h15 – Ressonância dos debatedores

12h – Encerramento da manhã

14h – Painel relatos de experiências: “Os Direitos Humanos se afetiva no acesso às políticas públicas”
- CDH - Identificar a experiência – Café com Direitos
- UGP Regularização fundiária - Desafios, as estratégias e os casos de sucessos do serviço
- UGP Prevenção à Violência - Desafios, as estratégias e os casos de sucessos do serviço
- Centro de referência da Mulher - Desafios, as estratégias e os casos de sucessos do serviço
- Centro Pop – História de um atendido
- Abrigo Institucional - Identificar a experiência
- CREAS – Desafios, as estratégias e os casos de sucessos do serviço
- Coordenadoria da Habitação – Relatos de vidas dos beneficiários da Política de Habitação

15h – Debatedor: Professor Israel Brandão

15h30 – Burburinho da resistência (grupos de trabalho)
- O que reafirmamos na defesa dos direitos humanos e sociais?
- Quais as estratégias de resistência que podemos ter em nossos espaços de trabalho na luta pelos direitos humanos?

17h – Encerramento