O I Feirão de Empregos de Sobral foi realizado na última sexta-feira, dia 01/11/2019, no Centro de Convenções e contou com a participação de uma equipe de 130 pessoas na organização e realização do mesmo, 16 instituições e empresas parceiras e com a disponibilização de venda dos produtos da economia solidária. O público prontamente atendido de 8 às 17h foi de mais de 3.000 pessoas.

As vagas ofertadas foram oriundas de 91 empresas sobralenses das mais diversas áreas, principalmente do comércio e empresas de serviços.

Dando continuidade à ação, uma equipe técnica da STDE, conduzida por profissionais da área de recrutamento e seleção, está desde o dia 04/11, fazendo a análise de perfil dos currículos e encaminhando-os para as empresas realizarem as suas entrevistas de seleção de acordo com as vagas ofertadas.

Durante o Feirão também houve palestras, orientação profissional, oferta de cursos e emissão de carteira de trabalho, além do Caminhão da Cidadania, com emissão de RG (1ª e 2ª via) e CPF e reimpressão de comprovante, atualização de dados, atestado de antecedentes criminais e serviços do Detran online.

A ação tem como objetivo a recolocação para o mercado de trabalho com vagas ofertadas por empresas, de modo a aproximar oferta e demanda de mão de obra qualificada. O objetivo é incentivar a geração de emprego e renda no município.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), que contou com a parceria do Instituto de Desenvolvimento de Tecnologias em Agropecuária e Recursos Hídricos (Idetagro), SEBRAE, SENAC, SESC, SESI SENAI, CIEE, Seta Estágios, Microlins, Unopar Polo Sobral, FACIT, SINE/IDT, Superintendência Regional do Trabalho no Ceará e Global Gráfica.