A Prefeitura de Sobral, com a experiência exitosa da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGP-PV), estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) de Sobral, foi contemplada com o Prêmio Periferia Viva, do Ministério das Cidades.

Foram apenas três iniciativas do setor governamental, tendo a de Sobral empatado em primeiro lugar. Além disso, 150 iniciativas de organizações da sociedade civil e outras 25 de assessorias técnicas também foram premiadas.

O prêmio do Governo Federal tem como objetivo valorizar as iniciativas de compromisso de transformação dos territórios periféricos do país.

"A UGP tem como finalidade gerenciar a execução das políticas públicas de prevenção de violências, cultura de paz e cidadania, para o objetivo comum de garantir direitos aos adolescentes e jovens de 10 a 29 anos", afirma Ivo Duarte, coordenador da unidade.

A UGP de Prevenção de Violências é uma estratégia municipal com atuação em dois eixos: um de produção e circulação de conhecimento sobre a violência e outro de atuação territorial, com articulação das políticas públicas e aproximação dos jovens com essas políticas.