A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), tem realizado assistência técnica direcionada para a pecuária de leite e ovinocaprinocultura de corte, visando criar em Sobral uma cultura de produção e reserva de alimentos para ruminantes, beneficiando diretamente o pequeno produtor e o agricultor familiar.

As ações iniciaram no primeiro semestre de 2018, com a sensibilização e capacitações organizacional tecnológicas na produção de feno e silagem, orientando 500 agricultores de base familiar, na preparação de 30 hectares de terra agricultável na produção de 424 toneladas de forragem em seis assentamentos federais e em propriedades rurais.

A Coordenadoria da Agricultura de Pecuária da STDE tem realizado ações de capacitação, através de palestras, visitas técnicas, consultorias e dia de campo, com o objetivo de organizar e apoiar a produção de alimentos, incentivar a cultura de produção e armazenamento de forragem para os animais consumirem todos os meses do ano, principalmente em meses de estiagem, quando o produtor e os animas sofrem com a carência de água e alimentos. As ações contam com a parceria da Ematerce, Embrapa, Sebrae e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).