A Prefeitura de Sobral instituiu neste mês, a campanha Dezembro Verde - Não ao Abandono de Animais no Município. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais e chamar atenção para o problema do abandono de cães e gatos em parques, avenidas, ruas, bairros e estradas da cidade, que cresce cerca de 70% nesta época do ano.

Para o desenvolvimento das ações da campanha, a Prefeitura incentivará a difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa. Fará também divulgação em vários pontos da cidade e realizará campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao abandono de animais. A campanha contará ainda com ampla participação das escolas, das universidades e de organizações não governamentais na formulação da sua execução.

A Prefeitura criou também o Dia do Protetor de Animais. A lei N° 1827, de 26 de dezembro, reconhece como de utilidade pública os serviços desenvolvidos pelos protetores de animais e entidades de proteção animal em prol de proteger, cuidar, conscientizar e resgatar animais em condições de vulnerabilidade. Foi instituído o dia 4 de outubro para celebração da data.

É considerado protetor dos animais toda pessoa física e/ou jurídica, entidade sem fins lucrativos que desempenha gratuitamente, e que esteja credenciado e/ou cadastrado no órgão gestor da Política Municipal do Bem Estar e Proteção Animal (Lei n° 1.671/2017) e que tenham como objetivo proteger, cuidar, conscientizar e resgatar animais em situações de risco.