A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), lançou, nesta quarta-feira (01/09), a chamada pública para seleção de propostas de criação artístico-culturais (DOM nº 1152). As inscrições serão recebidas até o dia 30 de setembro, exclusivamente por meio do Mapa Cultural. Serão selecionadas até 41 propostas.

A ação tem como objetivo minimizar os impactos sociais e econômicos sofridos pelos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, grupos e coletivos de Sobral, devido à pandemia do novo coronavírus, por meio do incentivo à criação artística e fomento das expressões culturais, selecionando propostas apresentadas ou desenvolvidas em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia.

O proponente deverá inscrever projeto em uma das seguintes modalidades: criação e desenvolvimento, pesquisa e formação. O projeto poderá se relacionar com uma ou mais linguagens artísticas ou segmentos culturais (música, teatro, dança, circo, literatura, cultura alimentar, audiovisual, artes visuais, produção cultural, humor, moda, performance, jogos, cultura digital, técnica de eventos e espetáculos, artesanato, memória e patrimônio cultural, cultura popular e tradicional).

De acordo com Neycikele Sotero, coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania, o edital vem para suprir uma demanda antiga da classe artística sobralense contemplada a partir da Lei Aldir Blanc. “Sobral, agora em setembro lança o primeiro edital, que é o edital de criação artístico-cultural, como uma forma de reutilizar o saldo remanescente da Lei Aldir Blanc e, no início de outubro, pretendemos lançar o segundo edital que é um edital de premiação”, explicou.

Facebook
YouTube