O prefeito Ivo Gomes faz hoje, às 15h45, no auditório da Prefeitura de Sobral, o lançamento da Campanha de Coleta Seletiva Solidária - COLETARES. O evento, que tem a colaboração das secretarias do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e de Serviços Públicos (Sesep) e da Agência do Meio Ambiente (AMA), busca adotar a prática de coleta seletiva no município.
O projeto piloto terá início no prédio da Prefeitura com ações de sensibilização dos servidores para a prática da coleta seletiva na administração pública municipal. Os resíduos se dividem entre seco (plástico, papelão, papel, garrafas pet, vidro e alumínio) e úmido (alimentos, papel toalha, guardanapo etc). A ideia é que todos descartem os resíduos nas lixeiras coletoras, disponíveis em todos os setores. Após o descarte, o material seguirá para pontos específicos do prédio, onde será acondicionado e depois recolhido pelas associações de catadores do município. Após a implantação do projeto piloto no prédio da Prefeitura, a Campanha de Coleta Seletiva Solidária deverá ser estendida para todo o município.
Sobral possui hoje três Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) em construção nos bairros Expectativa, Cohab II e Dom José. Além de dar a destinação correta aos materiais recicláveis, a criação das associações e a construção das centrais vão agregar maior valor aos materiais coletados, gerando mais renda para os catadores.
A construção das Centrais Municipais de Reciclagem (CMR), junto com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), construída ao lado do aterro sanitário de Sobral, além das Estações de Transbordo de Resíduos (ETR), fazem parte do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, que inclui 18 municípios. As ações da Prefeitura nessa área atendem às Políticas Nacional e Municipal de Resíduos Sólidos.