A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), realizou, durante esta semana, uma programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta sexta-feira (15/06). A data foi estabelecida em 2006, por iniciativa da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e da Organização das Nações Unidas (ONU).

As ações foram executadas através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Manoel Vieira Linhares (Creas), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e do Sesc Sobral.

Nesta sexta-feira (15/06), o Sesc Sobral realizará, às 17 horas, ações com grupos de idosos em sua unidade, no Bairro Centro. A equipe do Creas e o CMDPI participam do momento, promovendo uma roda de discussão sobre a temática da violência e as formas de denúncia. No sábado (16/06), o Sesc promoverá um intercâmbio cultural para mais de 100 idosos, em parceria com o CMDPI. Na programação, uma esquete teatral sobre violência contra o idoso.

Na quarta-feira (13/06), o Creas realizou uma roda de conversa com idosos do Bairro Dom José, atendidos pela Sociedade de Assistência à Família Sobralense (SAFS), que participam de um grupo continuado acompanhado pelo serviço. A discussão enfocou a temática da conscientização e formas de superar as violações.

"Por serem pessoas em condições especiais de atenção e cuidados, inclusive afetivos, os idosos são vulneráveis à violência psicológica, patrimonial, física, dentre outras e é nosso dever como sociedade combater o problema, orientando para a denúncia e visando a superação das violações", pontuou Paulo Guimarães, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.