A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), realizou, nesta quinta-feira (25/11), uma capacitação na Central Municipal de Reciclagem (CMR) do complexo Sinhá Sabóia, destinada aos catadores associados, para que possam utilizar o módulo de filtragem de óleos e gorduras residuais.

A máquina, conhecida como “Módulo OGR”, serve para filtrar o óleo de cozinha já usado, destinado para reciclagem e consiste em um dispositivo com mesa receptora de pré-filtragem de óleo, com tanque e filtro final para a separação de impurezas sólidas. Após este processo, os catadores podem comercializar o óleo com melhor valor com as empresas de produção de biodiesel.

A formação aconteceu em parceira com a empresa Náutica Licitações, de São José ( SC ), e contou com a participação dos representantes da Associação de Catadores Força de Vida, Dom José Tupinambá da Frota e Associação de Catadores e Catadoras do Bairro Dom José, ambas de Sobral, e ainda dos catadores de associações dos municípios participantes do Consórcio de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe.

Facebook
YouTube