A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), realizou no mês de março a 11ª edição da Festa Anual das Árvores, que teve como tema “Arborização urbana e qualidade de vida”. A árvore escolhida pelo município para ser homenageada neste ano foi a Marizeira (Geoffroea spinosa), visto sua importância ambiental no reflorestamento de matas ciliares.

A programação teve o objetivo de promover a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, qualidade de vida, equilíbrio ambiental, difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e conscientizar a população de Sobral sobre a importância das árvores para a manutenção da vida no planeta.

Durante todo o mês de março foram desenvolvidas diversas ações: roda de conversa; oficinas com os temas “Água e Árvore" e "Poda Urbana"; expedição científica à Unidade de Conservação Reserva de Vida Silvestre Pedra da Andorinha; plantio de árvores nativas no Centro de Educação à Distância (CED), Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), Fazenda da Esperança São Bento, Centro de Ciências Humanas (CCH), praça Serrote do Piaba e distrito de Aracatiaçu; cinema ecológico; palestras; passeios ecológicos e distribuição de mudas de árvores do semiárido.

Durante a programação do mês foi assinada a ordem de serviço do Plano de Arborização Municipal com presença da Vice-Prefeita, Christianne Coelho, do secretário das Cidades Jesualdo Farias e diversos parceiros. A cidade recebeu ainda a certificação Selo Município Verde, durante o I Seminário de Gestão Compartilhada para os Governos Locais (GEAC), evento de iniciativa do Governo do Estado do Ceará.