Sobral foi a grande campeã da etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, realizado na noite da última segunda-feira (11/12), em Brasília. Na categoria acima de 100 mil habitantes, o município venceu nos pilares Educação, pelo segundo ano consecutivo; e Saúde e Bem-Estar. O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, representou o prefeito Ivo Gomes na cerimônia de premiação.

No pilar Educação, Sobral conquistou o primeiro lugar dos municípios com mais de 100 mil habitantes com a nota 88,35. O município ficou à frente de Botucatu (SP) e Jaraguá do Sul (SC). Foi o segundo ano consecutivo que Sobral levou o prêmio neste pilar.

Já no pilar Saúde e Bem-Estar, Sobral alcançou a nota 83,69 na categoria dos municípios com mais de 100 mil habitantes, garantindo também o primeiro lugar, ficando à frente de Muriaé (MG) e Pinhais (PR). Em 2022, Sobral foi a vice-campeã neste pilar.

Sobral vem se destacando no Prêmio Band Cidades Excelentes ano após ano. Em novembro de 2023, o município foi o grande campeão na etapa estadual do prêmio, realizada em Fortaleza, conquistando o primeiro lugar em Educação; Saúde e Bem-estar; e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, que visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão, com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras por meio do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.