A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Nara Mota, participa, nesta terça-feira (24/04), de uma oficina sobre controle social na política pública de assistência, em Fortaleza. A oficina se encerra amanhã (25/04).

O evento é ofertado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do estado (STDS) e conta ainda com representações do Conselho Nacional de Assistência Social.

Segundo Nara, "a participação no evento é uma oportunidade de formação para os conselheiros aprimorarem a sua defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pois o controle social é parte essencial das políticas públicas", falou a presidente do CMAS.

Pela manhã, o novo secretário da STDS, Francisco Ibiapina, participou da abertura dos trabalhos. Ele falou sobre a importância do controle social para evitar que o SUAS seja prejudicado. "Os recursos para o SUAS hoje são insuficientes e os governos locais têm precisado complementar os investimentos. Temos que unir forças para afastar ameaças à existência do SUAS e à participação do controle social, através dos conselhos é essencial para conseguirmos", disse.

Durante o evento, os conselheiros municipais participam de palestras sobre como realizar o controle social, trabalhos em grupo, apresentação de resoluções normativas do trabalho de assistência e apresentação das deliberações das conferências estadual e nacional do SUAS, de 2017.