Aconteceu na sexta-feira (19/05), o encontro da comissão técnica de acompanhamento da implementação da segunda etapa do Programa de Educação Socioambiental “Sobral Nossa Casa”, executado pelo Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) com recursos da CAF.

Essa nova fase, conforme explicou a coordenadora geral do ProdeSol, Fernanda Fernandes, será focada na limpeza da cidade, com trabalho intenso em campo. O projeto tem duração de 12 meses e tem como objetivo engajar a população sobralense na inclusão da coleta seletiva como parte integrante da rotina, impulsionando a utilização dos equipamentos públicos de gerenciamento de resíduos, como ilhas ecológicas e Centrais Municipais de Reciclagem e assim construir uma sociedade mais justa, inclusiva e ecologicamente responsável, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

O tema foi pensado devido aos desafios como a disposição inadequada de resíduos, que resultam em uma série de consequências negativas para o meio ambiente, incluindo a contaminação do solo, poluição da água e comprometimento da biodiversidade local. Além disso, os pontos de lixo clandestinos criam condições para a disseminação de doenças, além de contaminar o meio ambiente e coloca em risco a saúde dos habitantes da comunidade.

Para essa segunda etapa, foram identificados os pontos críticos da cidade, e os agentes Agentes Educadores Socioambientais buscarão adaptar suas ações às realidades de cada bairro, atuando de maneira personalizada para alcançar os objetivos em cada comunidade. Participaram da reunião representantes das secretarias de Educação, Saúde, Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Conservação e Serviços Públicos, da Agência Municipal do Meio Ambiente (Ama), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da empresa de consultoria Maestria.