A Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), tem destinado recursos à ampliação do acesso ao saneamento básico no município. O programa está financiando as ligações dos domicílios à rede pública de esgotamento sanitário, denominadas ligações intradomiciliares.
O Prodesol está estruturado em sete componentes, dentre os quais se destacam Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental, Mobilidade Urbana, Infraestrutura Social e Fortalecimento Institucional, sendo os investimentos mais vultosos destinados ao Saneamento Ambiental. O objetivo é ampliar a oferta de serviços públicos à população sobralense, por meio de investimentos em saneamento básico e ambiental, gestão ambiental e requalificação de infraestrutura urbana.
Estão sendo realizadas obras de esgotamento sanitário na sede e em um distrito de Sobral. No momento, há nove obras em andamento, as quais abrangem, além do distrito de Aracatiaçu (41,59%), os seguintes bairros da sede: Alto da Brasília (91,01%), Dom Expedito (88,73%), Alto da Expectativa (87,52%), José Euclides (44,20%), Junco (98,92%), Cohab II (9,38%), Sumaré (Pintor Lemos) (49,93%) e Dom José (17,68%).
Também serão beneficiadas outras três áreas com obras de esgotamento sanitário: bairros Sumaré e Pedro Mendes (Alto Grande) e a sede do Distrito do Jordão. Os bairros Parque Silvana e Campo dos Velhos também receberam as benfeitorias sanitárias promovidas pelo Programa, através de obras cuja conclusão se deu recentemente.
Já foram executados cerca de 55 quilômetros de rede coletora, que inclui 8.776 novas conexões prediais instaladas, 24 Estações Elevatórias de Esgoto renovadas e cinco Estações de Tratamento de Esgoto requalificadas. As obras envolvem desde a implantação, ampliação e/ou melhoramento da rede coletora e de tratamento de esgoto até a recomposição da pavimentação das vias, em acabamento asfáltico ou piso intertravado.