A Secretaria da Saúde, por meio da célula de Vigilância Alimentar e Nutricional, realizou, de março a agosto, uma capacitação e qualificação para os profissionais da atenção básica para a “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS”.
“O objetivo da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil é qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos de idade. Buscamos também aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar como atividade de rotina das unidades básicas de saúde”, disse o gerente da célula de Vigilância Alimentar e Nutricional.
A iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável, que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.