A Secretaria da Saúde (SMS), em parceria com a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, realizou, entre os dias 17 a 31 de janeiro, apresentações da Territorialização da Atenção Primária à Saúde de Sobral, com a participação dos gerentes e das equipes de trabalho dos Centros de Saúde da Família.

Os encontros têm como objetivo rever as áreas de abrangência das unidades e identificar aquelas de vulnerabilidade para a realização de um melhor atendimento, propiciando o planejamento e a avaliação dos serviços.

A coordenadora da Atenção Primária, Larisse Araújo, conduziu os encontros e enfatizou a alegria de estarem todos juntos para buscar melhorias na saúde pública do município. “As informações obtidas no processo de territorialização são úteis para o planejamento das ações executadas pelas unidades de saúde. A relevância do processo está relacionada à organização do cuidado pelos serviços de saúde da Atenção Primária às necessidades da população”, enfatiza a coordenadora.

Na oportunidade, os gerentes junto às equipes apresentaram vídeos e imagens sobre suas áreas de atuação e também contaram a história da unidade desde a fundação, elencando potencialidades, desafios, indicadores, metas e conquistas alcançadas durante o ano de 2023.

O momento também tem como finalidade estabelecer as áreas de responsabilidade das equipes de saúde para que possam fazer o planejamento, diagnóstico, identificação e priorização dos problemas de saúde e programação, operacionalização e monitoramento das ações em saúde.

A territorialização é de extrema relevância, pois a Atenção Primária trata-se do setor conhecido como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde, responsável por orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Facebook
YouTube