Com o aumento no número de casos prováveis de dengue nos dois primeiros meses de 2024 no Brasil, Sobral recebeu um momento de capacitação, promovido pelo Governo do Estado para os profissionais de Saúde do município, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia. O evento contou com a presença do secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antônio Silva Lima Neto.

A capacitação teve como objetivo fornecer conhecimento atualizado sobre a doença, suas formas de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento. Além disso, a capacitação visa instruir os profissionais sobre as melhores práticas de prevenção, controle do vetor (o mosquito Aedes aegypti), manejo clínico dos pacientes com dengue e identificação de possíveis surtos.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde apresentou para os profissionais o cenário epidemiológico do Brasil, um panorama atual dos lugares mais críticos do estado e um levantamento do índice para Aedes Aegypti no Ceará em 2024.

Durante a formação, também foram abordadas estratégias para orientar a população sobre medidas preventivas. Dessa forma, a capacitação buscou preparar os profissionais de saúde para lidar eficazmente com a dengue, contribuindo para a redução da incidência e gravidade da doença e qualificando as equipes que acessam os espaços das residências.

A atividade formativa fez parte das ações integradas do estado na mobilização do Dia D de combate à Dengue, que aconteceu no último sábado (02/03), no CSF Jurandir Carvalho (Centro).

Facebook
YouTube