A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação realizou, nos dias 4 a 6 de dezembro, a solenidade de formatura de 1.265 estudantes da rede pública municipal que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Durante o segundo semestre, os educadores sociais e policiais militares ministraram aulas para as turmas do 4° ao 6° ano das escolas Senador Carlos Jereissati, Paulo Aragão, Padre Osvaldo Chaves, Netinha Castelo, Raul Monte, José Parente Prado, Antenor Naspolini e Padre Palhano.
Com este número, a rede municipal encerra o ano letivo com 2.532 alunos formados. Em parceria com a Polícia Militar do Ceará, o programa é desenvolvido nas escolas municipais com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e a importância de crianças e adolescentes manterem-se longe das drogas e da violência.
Durante a solenidade, os estudantes receberam certificados de honra ao mérito. Além disso, foram premiados os três alunos de cada escola que obtiveram o melhor desempenho na escrita de redações sobre as temáticas apresentadas durante as formações do Proerd, que receberam um troféu e kits com materiais escolares. Participaram das solenidades, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; o comandante da Uniseg Sobral, Tenente Marcos Paulo; diretores escolares e os instrutores do Proerd em Sobral, sargento Ubirajara e cabo Brito.
O secretário da Educação, Herbert Lima, agradeceu a parceria e apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. "As escolas municipais são muito bem atendidas pelos agentes da segurança pública e essa iniciativa do Proerd é uma ação muito importante, pois promove conscientização nas nossas crianças", disse.
Como parte das ações do Pacto por um Ceará Pacífico, o Proerd atua na formação de jovens conscientes sobre o que são as drogas e seus efeitos, por meio de ações educativas. Ao longo de quatro meses, os instrutores da Polícia Militar ministraram aulas e atividades educativas para alunos do 4º ao 6º ano compreendendo temáticas sobre bullying nas escolas, ética, cidadania, meio ambiente, autoestima, resistência às pressões, solução pacífica de conflitos e combate à violência e às drogas.