Usuários da Unidade de Acolhimento Adulto João Laerte Fernandes Melo e pacientes e familiares do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) Francisco Hélio Soares participaram, entre os dias 23 de maio e 3 de junho, do projeto Lanches de Calçada, que visa promover a reinserção social através da inclusão produtiva do público atendido pelos serviços. Cerca de 40 pessoas participaram das oficinas na Unidade de Acolhimento, de 23 a 27 de maio, e no Caps AD, de 30 de maio a 3 de junho.

O projeto Lanches de Calçada é uma parceria da Secretaria da Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção Psicossocial, com o Serviço Social do Comércio (Sesc). No projeto, os participantes aprendem a confeccionar lanches com ingredientes de baixo custo para produção e boa comercialização levando em consideração o mercado local e que possa ser vendido nos locais de residência das pessoas.

Conforme explica a gerente do Caps AD, Heliandra Linhares Aragão, “daí o nome Lanches de Calçada. A ideia é que possa ser feito de maneira rápida, ali durante a tarde, ou mesmo no final da tarde, e comercializado na calçada sem que haja a necessidade de uma grande estrutura ou que a pessoa precise se deslocar de seu território”.

Dentre as receitas que foram ensinadas estavam recheados de carne moída, cachorro-quente, coxinhas de frango, picolé gourmet, mungunzá (chá de burro) e caldo de carne. Para o gerente da Unidade de Acolhimento, Zezinho do Sumaré, o momento despertou nos usuários um sentimento de empreendedorismo. “Eles ficaram com esse desejo de empreender, já que não possuem emprego formal. Eles conseguiram ter essa visão de virar um microempreendedor individual, de ter essa possibilidade de uma renda”, destacou.

Facebook
YouTube