Representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Sobral reuniram-se com membros do projeto Luta pela Paz, na última terça-feira (15/10), para discutir o Protocolo de Segurança do Nova Caiçara. O protocolo, que está em processo de elaboração, reunirá todos os serviços públicos disponíveis no bairro e deverá ser apresentado pelo projeto até o final do ano.

Para a gerente da Célula de Estudos e Pesquisa, representante da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz no projeto Luta pela Paz, Bruna Lopes, "construir um protocolo de segurança em territórios afetados pela violência é fundamental para garantir a proteção dos moradores e dos profissionais que ali atuam. Foi um momento muito rico, em que nós, gestores das políticas públicas, construímos estratégias de proteção e medidas para que a violência não afete os serviços ofertados no território."

O protocolo de segurança é um conjunto de práticas adotadas por diferentes setores que atuam em áreas afetadas pela violência. Ele ajuda a identificar situações de risco e, em vez de decisões isoladas, busca criar estratégias coletivas para proteger as pessoas, os serviços e as equipes que trabalham nesses locais. Membros de todas as secretarias municipais participam, para garantir que as decisões sejam bem planejadas e organizadas.

Facebook
YouTube