No último sábado (12/10), o CAPS AD de Sobral sediou a aula "Jardim Agroecológico: Resiliência Socioambiental e Saúde Coletiva", parte integrante do Programa Jovens pelo Clima. O programa tem como objetivo engajar jovens em práticas agroecológicas, conectando o cuidado com a saúde e com o meio ambiente. A ação reforça a importância de quintais agroecológicos como espaços de resistência, onde o cultivo sustentável respeita o ciclo natural e promove uma relação mais harmoniosa com a natureza.
Beatriz Fernandes, da Associação Medicinal do Ceará, destacou a importância dos jardins não apenas para a qualidade de vida das pessoas envolvidas diretamente, mas também para o meio ambiente. "A compreensão que buscamos é de que somos agentes de transformação social e socioambiental. Se estamos em um ambiente de desconforto climático, que afeta a nossa saúde, precisamos acessar ferramentas para contribuir na criação de espaços saudáveis e agradáveis. Essas oficinas têm o objetivo de formar multiplicadores, para que os quintais agroecológicos sejam reconhecidos como espaços medicinais e terapêuticos, promovendo práticas que cuidam da saúde", afirmou Beatriz.
O horto medicinal do CAPS AD, existente há 12 anos, carrega muitas histórias, abrigando plantas que resistem ao tempo e contribuem para o bem-estar da comunidade. A aula contou com a participação de profissionais da unidade e usuários, reforçando o compromisso do CAPS AD em integrar cuidados socioambientais e de saúde coletiva.