Foi realizada, na noite desta terça-feira (04/09), uma audiência pública para apresentação da versão preliminar do Plano de Arborização Urbana de Sobral. No anfiteatro da Margem Esquerda, a população teve a oportunidade de levantar questionamentos e fazer sugestões para a finalização do projeto.

Algumas ações de plantio já são realizadas desde o início da atual gestão. Agora, elas seguem padrões estabelecidos no plano. O próximo passo, de extrema importância, segundo o prefeito Ivo Gomes, é a sua transformação em um projeto de lei. "O Brasil, o Ceará e Sobral precisam de politicas duradouras. Para que elas sejam duradouras e extrapolem mandatos elas precisam ser institucionalizadas. Institucionalizar quer dizer transformar em lei, colocar na lei tudo aquilo que foi pensado, para que a população se aproprie e defenda a sua implementação independentemente do gestor", disse Ivo Gomes. Após fechada a versão final do plano, segundo as sugestões da população, o projeto será enviado à Câmara Municipal, onde será transformado, ou não, em lei.

A elaboração do projeto, realizada por um empresa especializada, contratada pela Secretaria das Cidades, consistiu primeiramente na avaliação das condições de arborização da cidade. Em seguida, a equipe técnica envolvida determinou áreas passíveis à intervenção, é o caso de "vias, passeios, parques, praças, além de fazer também uma análise detalhada, mais específica, do Centro Histórico, que será arborizado, mantendo o patrimônio arquitetônico da cidade", explicou a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima.