Na noite desta quinta-feira (14/12), o auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCS-UVA) foi palco da aula inaugural do Curso de Especialização em Política Ambiental e Gestão Pública.

O primeiro módulo do curso teve início com aula magna, proferida pela Prof.ª Dra. Glauciana Alves Teles e pelo Prof. Dr. Jander Barbosa, que exploraram o tema "Meio Ambiente e Desafios das Mudanças Climáticas no Semiárido Nordestino". Além disso, o Prof. Dr. Marcelo Freire, encarregado da disciplina "Sociedade-Natureza em Ambientes Semiáridos", participou do evento e suas aulas seguem nesta sexta-feira e sábado (15 e 16/12).

O momento contou com a presença do chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte; da reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Izabelle Mont’Alverne; da pró-reitora de Educação Continuada - Proed, Maristela Inês Osawa Vasconcelos; da superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Úrsula Nóbrega; da pró-reitora adjunta de Educação Continuada - PROED, Joyce Mazza Nunes Aragão; da secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), Marilia Ferreira Lima, e do secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho.

A pós-graduação conta com 45 alunos, todos servidores públicos do município e da região metropolitana. A matriz curricular abrange disciplinas essenciais como gestão de recursos naturais, educação ambiental, georreferenciamento, gestão de unidades de conservação, mudanças climáticas, políticas de preservação e gestão pública. Além disso, tem duração de 18 meses no formato híbrido.

O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú, e conta com o apoio essencial da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).