Medalhistas, familiares, professores e diretores escolares de 53 municípios da regional de Sobral participaram, na manhã dessa quarta-feira (20/06), da cerimônia regional de premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017, na Escola Lysia Pimentel Gomes. Foram entregues 22 medalhas de prata e 69 de bronze para os estudantes medalhistas, além de troféus e kits didáticos para as escolas e professores premiados.

Para os estudantes das escolas municipais de Sobral foram entregues 6 medalhas de prata e 14 de bronze. Ao todo, as escolas municipais sobralenses conquistaram 152 premiações, incluindo as duas medalhas de ouro e 130 menções honrosas. Sobral também teve quatro escolas premiadas (Escola Maria José Santos Ferreira Gomes, Escola José Inácio Gomes Parente, Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e Escola Raul Monte) e seis professores, que receberam um diploma de homenagem e um kit didático para apoiar suas formações.

Na ocasião, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, falou do potencial transformador das olimpíadas científicas. “Estamos vivendo em Sobral o Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário de comprovação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, que só foi possível graças ao eclipse observado em Sobral. Nesse espírito, estamos desenvolvendo uma política de rede para estimular a participação das escolas públicas municipais nas olimpíadas científicas”, afirmou.

O coordenador regional da OBMEP, Fabius Bonnet, destacou a lisura do processo de correção das provas. “Cada prova é corrigida por 14 pessoas e são habilitados para a 2ª fase apenas 5% dos estudantes que fizeram a prova na primeira fase. Durante muito tempo não tínhamos medalhas de ouro na regional de Sobral e hoje temos três. Ver este auditório lotado demonstra o crescimento da Obmep e interesse dos alunos pela Matemática”.

PREMIAÇÃO NACIONAL

Os três estudantes medalhistas de ouro da regional de Sobral, sendo dois de escolas públicas municipais (Escola José Inácio e Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão) e um de escola particular, também foram homenageados e receberam o certificado de premiação. As medalhas de ouro serão entregues em cerimônia nacional, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 31 de julho.

O medalhista Carlos Eduardo Mendes, de 13 anos, estudante do 8º ano do Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, classifica como emocionante a conquista da medalha de ouro, que lhe proporcionará a primeira viagem de avião para fora do Estado. “Na primeira vez que participei da OBMEP, fui medalha de bronze e não esperava, já no segundo ano, conquistar a medalha de ouro foi emocionante! Quero fazer Engenharia para conseguir ajudar meus pais que sempre me ajudaram e me incentivam a estudar”, disse o estudante.

Como parte do calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, a OBMEP busca estimular o estudo da Matemática, revelar talentos (incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas) e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).